seu melhor jogo

Uma das escolas de futebol mais respeitadas mundo afora, os treinadores lusitanos conquistaram o Mundo, alguns exemplos são Mourinho, Jorge Jesus e Arthur Jorge. Todos, em algum momento, foram considerados alguns dos melhores técnicos de Portugal.

A liga permanece forte, revelando novos treinadores e até repatriando alguns nomes do passado, o fato é que os melhores técnicos de Portugal seguem a tradição de bons trabalhos, cobiçados por outros clubes da Europa.

A seguir, reunimos 10 técnicos que hoje lideram as equipes de Portugal e que se destacam em seu trabalho. Confira!

Junte-se ao time Bet7k e ganhe até R$7.000 de bônus no seu primeiro depósito!

Faça seu primeiro depósito agora!

10 melhores técnicos de Portugal na temporada: carreira, títulos e recordes

Confira a lista com os melhores técnicos de Portugal na atualidade:

  1. Rúben Amorim (Sporting)
  2. Vítor Bruno (Porto)
  3. Bruno Lage (Benfica)
  4. Vasco Matos (Santa Clara)
  5. Carlos Carvalhal (Braga)
  6. Rui Borges (Vitória de Guimarães)
  7. César Peixoto (Moreirense)
  8. Armando Evangelista (Famalicão)
  9. Alexandre Santana (Casa Pia)
  10. Bruno Pinheiro (Gil Vicente)

Continue lendo e conheça a carreira e os títulos de cada um dos melhores técnicos de Portugal na atualidade.

1. Rúben Amorim (Sporting)

Rúben Amorim começou sua carreira como jogador no Sporting, onde se destacou como volante. Após uma breve passagem pelo Braga, iniciou sua trajetória como técnico em 2020.

Comandou o Sporting e conquistou rapidamente a Taça da Liga e o Campeonato Português duas vezes cada. 

Amorim é conhecido por seu estilo de jogo ofensivo e pela capacidade de desenvolver jovens talentos, tornando-se uma referência na formação de jogadores. 

Seu trabalho no clube lisboeta vem chamando atenção e, atualmente, é cotado para ser o novo treinador do Manchester United, sem dúvidas um nome que não pode faltar nesta lista de melhores técnicos de Portugal.

Títulos como treinador do Braga

  • Taça da Liga: 2019–20

Títulos como treinador do Sporting

  • Taça da Liga: 2020–21 e 2021–22
  • Primeira Liga: 2020–21 e 2023–24
  • Supertaça Cândido de Oliveira: 2021

2. Vítor Bruno (Porto)

Vítor Bruno, ex-jogador do Porto, iniciou sua carreira de treinador nas divisões inferiores do futebol português. Em 2021, se tornou assistente do técnico Sérgio Conceição, no Porto, se destacando pelo seu trabalho tático e pela habilidade de motivar a equipe.

Em julho de 2024, assumiu como treinador da equipe principal e, sob sua liderança, o Porto teve um bom começo de temporada, vencendo 8 dos 9 primeiros jogos do campeonato português. 

Bruno é admirado pela forma como integra jovens jogadores à equipe principal, contribuindo para o futuro do clube. Mesmo jovem, ele já mostra sua qualidade e se destaca como um dos melhores técnicos de Portugal.

Títulos como treinador do Porto

  • Supertaça Cândido de Oliveira: 2024

Leia também: Top 100 melhores jovens do EA Sports FC 25 [Até 21 anos]

3. Bruno Lage (Benfica)

Bruno Lage começou a sua carreira como treinador nas categorias de base do Benfica, e em 2019 assumiu a equipe principal, levando o clube ao título do Campeonato Português em 2018/19. Na mesma temporada, ganhou o prêmio de Melhor Treinador da Primeira Liga.

Após uma passagem pela Premier League e outra pelo Botafogo, voltou ao Benfica em 2024, buscando recuperar a competitividade da equipe. 

Conhecido por seu futebol ofensivo e por promover jovens talentos, Lage é considerado um dos melhores técnicos de Portugal.

Títulos como treinador do Benfica

  • Primeira Liga: 2018–19
  • Supertaça Cândido de Oliveira: 2019

4. Vasco Matos (Santa Clara)

Vasco Matos, ex-jogador, começou a sua carreira de treinador auxiliar no Casa Pia. Em 2023, foi convidado para ser treinador da equipe principal do Santa Clara, então na segunda divisão. 

Por lá, rapidamente mostrou seu valor, sob sua liderança, o clube foi campeão e conquistou o acesso à primeira divisão. 

Matos é elogiado pela boa organização defensiva do time, sua capacidade de motivar os jogadores e de implementar um estilo de jogo que prioriza a posse de bola, o que promete um futuro promissor para esse treinador de apenas 44 anos.

Títulos pelo Santa Clara:

  • Segunda Liga: 2023-2024

5. Carlos Carvalhal (Braga)

Carlos Carvalhal tem uma longa carreira como treinador, com passagens por clubes como o Sheffield Wednesday e o Rio Ave. 

Em 2020, assumiu o Braga, ganhando destaque pela abordagem tática inovadora e pela capacidade de maximizar o desempenho da equipe.

Sob sua orientação, o Braga conquistou a Taça de Portugal e a Taça da Liga em 2021 e 2020 respectivamente, além de firmar a equipe como um dos principais times da Liga Portuguesa. 

Carvalhal ainda acumulou passagens rápidas pelo Al-Wahda, Celta de Vigo e Olympiacos antes de retornar ao Braga em 2024.

Títulos pelo Leixões

Campeonato Português – Terceira Divisão: 2002-03

Títulos pelo Vitória de Setúbal

  • Taça Ibérica: 2005
  • Taça de Portugal: 2004-05
  • Taça da Liga: 2007-08

Títulos pelo Leixões SC Beira-Mar

Campeonato Português – Segunda Divisão: 2005-06

Títulos pelo Leixões Marítimo

Taça da Madeira: 2008-09

Títulos pelo Leixões Beşiktaş

Copa da Turquia: 2010-11

Títulos pelo Leixões SC Braga

  • Taça de Portugal: 2020-21
  • Taça da Liga: 2019-20

Leia também: Futebol português: os maiores times de Portugal

6. Rui Borges (Vitória de Guimarães)

Rui Borges começou sua carreira de treinador assumindo o cargo logo após a sua aposentadoria, no Mirandela, seu último clube como jogador. Em 2020, assumiu o Académica de Coimbra e depois para o Moreirense em 2023. 

Em 2024, assumiu o Vitória de Guimarães, contribuindo como uma visão tática única e alta capacidade de gerir o grupo. 

Sob sua liderança, o clube tem demonstrado um desempenho consistente na liga e na Taça de Portugal.

Borges é conhecido por seu estilo de jogo ofensivo e pela capacidade de extrair o melhor de seus jogadores, consolidando-se como um dos melhores técnicos de Portugal.

7. César Peixoto (Moreirense)

César Peixoto é um ex-jogador do Porto que, após sua aposentadoria em 2014, partiu para fazer cursos para se tornar treinador, tirando a licença A da UEFA em 2017. 

Em 2024, Peixoto assumiu o comando do Moreirense e tem se destacado pelo seu trabalho na construção de uma equipe competitiva na Primeira Liga. 

Conhecido por sua habilidade em trabalhar com jovens talentos e por promover um futebol ofensivo e dinâmico, é um treinador com uma ideia de jogo positiva, de domínio constante sobre o adversário, inspirado em Johan Cruyff e Pep Guardiola, um dos maiores técnicos da história

8. Armando Evangelista (Famalicão)

Armando Evangelista é um ex-jogador português que iniciou sua trajetória como técnico pouco após se aposentar em 2007. Passou por clubes como Vitória de Guimarães, Panafiel, antes de se aventurar no Brasil treinando o Goiás em 2023.

Seu melhor momento foi o acesso conquistado com o Panfiel na temporada 2017-18, onde foi eleito o melhor técnico da liga. 

No início de 2024 foi contratado pelo Famalicão e mesmo à frente de um time com menor investimento, tem tido um bom começo de campeonato.

9. Alexandre Santana (Casa Pia)

Alexandre Santana, ex-jogador e promissor treinador, iniciou sua carreira no Casa Pia, onde foi responsável pelas categorias de base. 

Em 2024, assumiu a equipe principal, destacando-se pelo seu trabalho tático e pela implementação de um estilo de jogo ofensivo. 

Sob sua liderança, a Casa Pia segue competitiva na Primeira Liga. Santana é conhecido por sua habilidade em desenvolver talentos locais, se mostrando como um dos melhores técnicos de Portugal já aos 45 anos.

10. Bruno Pinheiro (Gil Vicente)

Bruno Pinheiro começou sua carreira de treinador nas divisões inferiores, onde rapidamente se destacou. Em 2018, se mandou para o Catar onde assumiu o comando das seleções de base. 

Já em 2020, voltou a Portugal para comandar o Estoril, onde conquistou o acesso à primeira divisão e chegou até às semifinais da Taça de Portugal ainda no seu primeiro ano.

Em 2023, um novo desafio: assumiu a seleção do Catar e em seguida foi contratado para treinar o Al-Sadd. 

Só em agosto de 2024, ele assumiu finalmente o Gil Vicente e em pouco tempo conseguiu dar uma “cara” a sua equipe, que se manteve longe da zona de rebaixamento, principal meta da temporada.

Agora, sim, encerramos a lista com os 10 melhores técnicos de Portugal. E, se você é fã do futebol português, leia também: 

Aposte na Bet7k e GANHE até R$7.000 em bônus no seu primeiro depósito. 

Faça seu primeiro depósito agora!