Em coletivo após a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador, o técnico do Corinthians Ramón Díaz afirmou que a mudança de esquema para o 3-5-2 ocorreu principalmente em razão da capacidade do zagueiro André Ramalho, que fez seu primeiro jogo pelo clube.
Segundo Díaz, a equipe técnica percebeu que o esquema se ajustava bem ao elenco principalmente em razão do posicionamento de André Ramalho como libero. O jogador passa, de acordo com o técnico, muita “tranquilidade” ao time em campo atuando nessa posição.
Segundo o técnico e seu auxiliar, Emiliano Díaz, o elenco do Corinthians não pode estar na situação em que está no campeonato. Os dois acreditam que a equipe tem capacidade de brigar por posições mais altas na tabela.
Segundo Ramón Díaz, o time do Corinthians pode jogar de várias formas. Hoje, segundo ele, o esquema ajudou a enfrentar o Bahia, que é um time que joga “muito por dentro”, com jogadores de meio de campo, mas com poucas jogadas pelas beiradas.
Para Emiliano, “o Corinthians hoje tem três variações de jogos”. Segundo ele, as mudanças de esquema vão ocorrer em razão dos desfalques e dos esquemas dos adversários.
Ramón Díaz voltou a falar da grande presença de torcedores corintianos no estádio do Bahia. Segundo ele, a torcida seguiu apoiando o clube e esse espírito é muito importante para os jogadores.
Emiliano acredita que o elenco vai, aos poucos, entender que o jogo precisa ser mais intenso. Ele também afirmou que Yuri Alberto fez um “primeiro tempo perfeito”.
Já Ramón disse que não apenas Yuri Alberto, mas toda equipe precisa se sacrificar dentro de campo. Para os dois, o time do Corinthians deve adotar um jogo com cada vez mais intensidade.
Perguntados sobre a pressão no clube, Emiliano falou que em um time grande como Corinthians, a “pressão existe mesmo com as vitórias”. Porém, ele acredita que o grupo está adquirindo pouco a pouco a confiança para se tornar um time mais competitivo.
Ramón Díaz disse que o elenco tem muito jogadores jovens e, para ele, esses jogadores precisam ainda aprender muita coisa taticamente. Para o técnico argentino, o elenco formado por jovens, ainda tem muito a evoluir.
Emiliano, por sua vez, elogiou o volante Ryan. Segundo o auxiliar, o jovem passou por um problema pessoal durante a semana e mesmo assim conseguiu se dedicar ao jogo e ser um dos melhores jogadores da partida.
No geral, a entrevista com Ramón Díaz e Emiliano apresentou novamente uma comissão técnica que simplesmente não trás para dentro do debate a questão do rebaixamento. Os dois, em vários momentos, afirmaram que o Corinthians não é um time para lutar na parte baixa da tabela.