seu melhor jogo

Se você quer aprender tudo sobre Roland Garros, chegou ao lugar certo. Aqui reunimos um guia com as regras da competição, seus maiores vencedores, um pouco da história do torneio e mais. 

Afinal, estamos falando do segundo maior torneio de tênis do mundo, com estrelas mundiais e, claro, talentos brasileiros.

Conhecido por sua superfície de saibro, que torna as competições ainda mais acirradas, o torneio atrai os melhores tenistas do mundo e tem uma audiência global. 

Dependendo da sua idade, é provável que você também foi um dos torcedores que se emocionou com o tricampeonato do nosso Guga, que ficou conhecido como o “Rei do Saibro”. Tudo isso aconteceu neste campeonato super especial. 

Abra sua conta na Betano e ganhe até 1.000 reais em bônus.

Pagamentos via PIX, jogos ao vivo e super odds!

Clique aqui para abrir sua conta!

Tudo sobre Roland Garros: o que é?

Roland Garros é um dos maiores e mais disputados torneios de tênis do mundo. Também conhecido como o Aberto da França, é um dos quatro torneios de Grand Slam do tênis, ao lado do Australian Open, Wimbledon e US Open. É realizado alguel mente, durante duas semanas no Stade Roland-Garros em Paris.

Quando o assunto são as competições de tênis em quadra de saibro, Roland Garro é o maior do mundo.

Todos os anos, a competição começa no final de maio e atrai os olhares de todo o mundo. 

No Brasil, a competição ficou muito famosa pelas vitórias de um dos maiores tenistas de todos os tempos: Gustavo Kuerten, nosso Guga.

O tenista braisleiro foi três vezes campeão da competição, colocando o nome do nosso país no lugar mais alto do pódio. 

Tudo sobre Roland Garros
Tudo sobre Roland Garros: Guga é tricampeão do torneio francês

Fonte: Revista Tênis

Em número de títulos do torneio, Guga empata com o atual número 1 do tênis e também tricampeão de Roland Garros (2016, 2021 e 2023), Djokovic.

Contudo, o maior vencedor do torneio é Rafael Nadal, com 14 vitórias na competição. E um artigo com tudo sobre Roland Garros não poderia ficar sem uma lista de seus maiores campeões, não é mesmo?

Quais são os maiores campeões de Roland Garros?

Na lista de maiores campeões de Roland Garros estão:

  • Rafael Nadal (Espanha) – 14 títulos: 2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2017, 2018, 2019, 2020, 2022;
  • Max Decugis (França) – 8 títulos
  • Björn Borg (Suécia) – 6 títulos
  • Henri Cochet (França) – 5 títulos
  • André Vacherot (França) – 4 títulos
  • Paul Aymé (França) – 4 títulos
  • Novak Djokovic (SRB): 3 títulos (2016, 2021 e 2023);
  • Gustavo Kuerten (BRA): 3 títulos (1997, 2000 e 2001);
  • Ivan Lendl (TCH): 3 títulos (1984, 1986 e 1987);
  • Maurice Germot (FRA): 3 títulos (1905, 1906 e 1910).

Leia também: Como apostar em Tênis na Betano: passo a passo e estratégias

Brasileiros não tiveram muito sucesso em Roland Garros 2024

Em 2024, o Brasil teve seis representantes em Roland Garros, com 100% de aproveitamento no qualifying (fase qualificatória) de Roland Garros, com a classificação de Gustavo Heide, Thiago Monteiro, Felipe Meligeni e Laura Pigossi. 

Os quatro se juntaram a Thiago Wild e Beatriz Haddad Maia, que já estavam garantidos. Além disso, Luisa Stefani também se qualificou para as duplas.

Entretanto, entre lesões e derrotas, todos os brasileiros foram eliminados ainda nas fases iniciais da competição.

A História de Roland Garros

Roland Garros começou em 1891, inicialmente aberto apenas para jogadores amadores franceses. Apenas em 1925, tornou-se um evento internacional, permitindo a participação de jogadores estrangeiros. 

O torneio recebeu o nome de Roland Garros em 1928, em homenagem ao pioneiro da aviação francesa e herói de guerra Roland Garros.

O primeiro torneio individual feminino, com quatro participantes, foi realizado em 1897. Enquanto isso, o evento de duplas mistas foi adicionado em 1902 e as duplas femininas em 1907.

Desde então, o torneio cresceu em popularidade, tornando-se um evento marcante no calendário esportivo global.

Leia também: 10 Maiores Tenistas Brasileiras Mulheres de Todos os Tempos: ranking e medalhas 🥇

Como funciona Roland Garros?

Roland Garros funciona como um torneio eliminatório, onde os jogadores competem em partidas individuais e de duplas até que reste apenas um campeão. O torneio dura duas semanas, com jogos diários que levam ao emocionante final de semana das finais.

Quais as regras de Roland Garros?

As regras de Roland Garros seguem as diretrizes gerais dos torneios de Grand Slam:

  1. Formato: os jogos de simples masculino são disputados em melhor de cinco sets, enquanto os jogos de simples feminino e duplas são disputados em melhor de três sets.
  2. Superfície: o torneio é jogado em quadras de saibro, o que afeta a velocidade e o quique da bola, tornando os jogos mais lentos e exigindo maior resistência física dos atletas. Essa é uma das razões para que os jogos sejam mais longos.
  3. Pontuação: aqui, o campeonato segue o formato padrão do tênis, com games e sets. Em caso de empate em sets (2-2 para homens e 1-1 para mulheres), um set decisivo é jogado.

Se você quiser se aprofundar mais em relação à forma de pontuação da modalidade, indicamos que leia nosso guia completo:Regras do tênis: pontuação, tie-break, desafios e mais”. 

Quais as fases do torneio?

Para entender tudo sobre Roland Garros é essencial compreender as etapas que formam o torneio, são elas:

  1. Qualificatórias (qualifying): nesta etapa, parte dos tenistas que não foram classificados diretamente para o torneio, disputam algumas das vagas que ainda estão disponíveis. Logo, é uma etapa realizada antes do torneio principal.
  2. Primeira Rodada: todos os jogadores que se qualificaram ou foram diretamente aceitos no torneio começam a competir entre si.
  3. Rodadas Intermediárias: Incluem segunda, terceira e quarta rodadas, onde os jogadores vão se enfrentando em eliminatórias.
  4. Quartas de Final: acontecem com oito melhores jogadores do torneio, em esquema de mata-mata, no qual o vencedor segue para a semifinal. 
  5. Semifinais: quatro jogadores competem por duas vagas na final. São jogos únicos também, assim como nas quartas de final. 
  6. Final: Os dois melhores jogadores disputam o título de campeão.

O que um atleta precisa fazer para jogar Roland Garros?

Para participar de Roland Garros, o tenista tem algumas alternativas, sendo elas:

  1. Ranking: ser bem ranqueado na ATP (Associação de Tenistas Profissionais) ou WTA (Associação de Tênis Feminino), com um lugar suficientemente alto para entrada direta. Foi assim que Bia Haddad foi direto para a fase principal do torneio e não precisou passar pelas qualificatórias.
  2. Convites (Wild Cards): outra forma de participar do torneio é por meio de convite especial dos organizadores.
  3. Qualificatórias: os tenistas ainda podem competir e se classificar através das rodadas de qualificação.

Qual a premiação de Roland Garros?

Uma das principais curiosidades de quem deseja saber tudo sobre Roland Garros é a premiação da competição. Afinal, quanto os tenistas ganham para jogar o torneio francês? 

Assim como a própria competição, a premiação também é dividida por fases, e os tenistas vão acumulando seus prêmios conforme avançam para a etapa seguinte. Em 2024, os prêmios foram de:

  • Campeão: 2,4 milhões de euros
  • Finalista: 1,2 milhões de euros
  • Semifinal: 650 mil de euros
  • Quartas de final: 415 mil de euros
  • Oitavas de final: 250 mil de euros
  • Terceira rodada: 158 mil de euros
  • Segunda rodada: 110 mil de euros
  • Primeira rodada: 73 mil de euros

As premiações listadas acima, são oferecidas aos tenistas que competem no simples, ou seja, nos jogos individuais, em que um atleta joga contra o outro.

Já na chave de duplas, os prêmios são outros:

  • Campeões: 590 mil euros
  • Finalistas: 295 mil
  • Semifinais: 148 mil
  • Quartas de final: 80 mil
  • Oitavas de final: 43,5 mil
  • Segunda rodada: 27,5 mil
  • Primeira rodada: 17,5 mil

Onde assistir Roland Garros?

No Brasil, geralmente, as partidas de Roland Garros são transmitidas por canais fechados como a ESPN e em streamings como o Star +.

Agora que você conhece tudo sobre Roland Garros pode começar a torcer por nossos tenistas. Quem sabe em 2025, nossas chances não aumentam? 

Abra sua conta na Betano e ganhe até 1.000 reais em bônus.

Pagamentos via PIX, jogos ao vivo e super odds!

Clique aqui para abrir sua conta!