seu melhor jogo

BVB é a abreviatura de Ballspielverein Borussia 09 e.V. Dortmund. Esse é o nome oficial do clube alemão conhecido como Borussia Dortmund.

Esse time conseguiu conquistar diversos títulos no país e no exterior, incluindo a Liga dos Campeões da UEFA, a qual ele vai novamente disputar uma final no próximo sábado, em Wembley, na Inglaterra, contra o Real Madrid.

O Borussia participou ativamente da antiga versão do campeonato de clubes do Velho Continente, então chamada de Copa dos Campeões da Europa e precursora da moderna Liga dos Campeões da UEFA.

Nas décadas de 1950 e 1960, o Dortmund era um time que competia nos torneios europeus de clubes, mas não conseguia chegar às finais. Foi apenas em meados da década de 1990 que tudo mudou.

Foi na década de 1990 que o Borussia Dortmund se tornou um dos grandes da Europa. Sob o comando de Ottmar Hitzfeld, o clube foi bicampeão da Bundesliga em 1995 e 1996. O sucesso nacional formou a base que iria conquistar o Velho Continente.

A temporada 1996-97 foi uma das páginas mais brilhante da história do Borussia Dortmund na Liga dos Campeões. Depois de passar pela fase de grupos e pelas eliminatórias, o BVB enfrentou alguns principais clubes europeus. Porém, a equipe composta por estrelas como Karl-Heinz Riedle, Andreas Möller e Matthias Sammer demonstrou que poderia jogar de igual para igual contra os grandes da Europa.

Ganhe até R$ 750 em bônus na nossa parceria com a Dafabet! 

  • Até 15.000 extra no lucro das múltiplas*
  • Novos mercados para apostar
  • Aposte em múltiplas 5+ e tenha reembolso do seu dinheiro*


(*ler regulamento no site da Dafabet)Clique aqui para apostar agora!

Borussia Dortmund campeão da Europa

Na final, disputada no Estádio Olímpico de Munique, em 28 de maio de 1997, o Borussia Dortmund enfrentou a poderosa Juventus, atual campeã europeia, que contava com craques como Zidane, Vieri e Deschamps. O Dortmund saiu vitorioso com uma vitória por 3-1, graças a dois gols de Riedle e um gol memorável de Lars Ricken — o gol da Vecchia Signora foi marcado pelo jovem Del Piero.

Este triunfo foi o primeiro e único título da Liga dos Campeões do Borussia Dortmund. Agora, a equipe alemã novamente vai enfrentar um time de renomados craques como Toni Kroos, Vini Jr, Modric e Bellingham.

O time acabaria enfrentando dificuldades financeiras no começo dos anos 2000. Essa situação só foi superada com a chegada de Jürgen Klopp, em 2008.

  • Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

Com ele, o Borussia venceu a Bundesliga nas temporadas 2010-2011 e 2011-2012. Na temporada seguinte, 2012-2013, o Borussia chegou novamente a uma final de Champions — e venceu o galáctico Real Madrid na semifinal. A decisão também foi em Wembley, na Inglaterra, como a que vai ocorrer no próximo sábado.

O adversário era o poderoso Bayern de Munique, que acabou vencendo por 2 a 1 após uma partida espetacular do holandês Arjen Robben.

Portanto agora, na atual temporada, novamente o Borussia e sua impressionante torcida — o time alemão tem média de público superior a 80 mil quando joga em casa — chegam como azarões em uma final em Wembley, um dos templos do futebol internacional.

Leia mais:

Borussia fecha patrocínio com Rheinmetall, empresa de armas alemã

Igor Coronado é destaque em vitória do Corinthians

Flamengo bate Millonarios e confirma vaga nas oitavas da Copa Libertadores

Com golaços de Coronado e Garro, Corinthians vence Racing-URU e avança na Sul-Americana

Fagner deixa jogo do Corinthians com lesão e vira preocupação

Legenda da foto: Final da Champions será o jogo de despedida de Marco Reus do Borussia (Divulgação/Borussia Dortmund)