seu melhor jogo

Seja bem-vindo a um guia com tudo sobre hipismo. Se você é fã do esporte ou está começando a conhecê-lo, este é um material para você. 

Contamos um pouco da história desse esporte apaixonante, suas regras, principais competições, modalidades e, claro, os principais atletas brasileiros. 

Afinal, estamos falando de uma das formas mais antigas de competição atlética, combinando a habilidade do cavalo com a destreza e a coragem do cavaleiro.

O hipismo envolve emoção, estratégia e um profundo respeito pela tradição e, claro, pelos animais que fazem duplas com os cavaleiros.

Entretanto, para quem está começando a acompanhar o esporte, ele pode gerar muitas dúvidas sobre suas regras e principais competições. Por isso, continue lendo e solucione suas principais dúvidas sobre o hipismo. 

Abra sua conta na Betano e ganhe até 1.000 reais em bônus.

Pagamentos via PIX, jogos ao vivo e super odds!

Clique aqui para abrir sua conta!

Quais são os três tipos de hipismo?

Os três principais tipos de hipismo são: salto, adestramento e Concurso Completo de Equitação (CCE). Essas são as provas que fazem parte do calendário Olímpico e também de muitas outras competições internacionais da categoria. Entretanto, existem outros tipos de provas no hipismo.

Na lista de competições que podem ser consideradas parte do hipismo estão:

  1. Salto: Competições que envolvem saltar obstáculos, testando a habilidade do cavaleiro e do cavalo para superar desafios técnicos e de altura.
  2. Adestramento: Nesta prova, o cavaleiro deve executar uma série de movimentos num determinado tempo. Os jurados avaliam o competidor com notas de 0 a 10.
  3. Concurso Completo de Equitação (CCE): Uma competição que combina elementos de salto, adestramento e cross-country, testando a versatilidade e habilidade do cavaleiro e do cavalo em diferentes cenários.
  4. Enduro: Competições de resistência que testam a capacidade do cavalo de percorrer longas distâncias em terrenos variados.

Como você deve imaginar, cada uma delas tem seu próprio conjunto de regras e objetivos, sobre os quais falaremos a seguir. 

Tudo sobre hipismo e suas regras

As regras do hipismo variam conforme a modalidade específica, mas algumas diretrizes gerais se aplicam a todas elas como:

  1. Vestimenta: os cavaleiros devem vestir-se adequadamente, geralmente com jaqueta, calça e botas apropriadas.
  2. Equipamento do cavalo: os cavalos devem usar equipamentos de proteção, como rédeas, cabrestos e, para competições de salto, proteções para os membros.
  3. Pontuação: o desempenho do cavaleiro e do cavalo é julgado com base na precisão, técnica e velocidade, dependendo do tipo de competição.
  4. Regras de segurança: há protocolos rígidos para garantir a segurança do cavaleiro e do cavalo durante as competições, incluindo inspeções veterinárias e regulamentos de segurança para o percurso.

A seguir, destacamos algumas regras principais das competições de salto, adestramento e CCE. Vale a pena conhecer mais detalhes sobre elas, porque estamos falando sobre os três tipos de competições que fazem parte das Olimpíadas

Salto

Nas provas de salto, vale dizer que vence o cavaleiro que errar menos, no menor tempo de execução do caminho. 

Para isso, durante o trajeto, o cavaleiro e cavalo devem transpor de 12 a 15 obstáculos em uma pista que mede de 700 a 900 metros

Já a altura dos obstáculos varia entre 0,60m a 1,65m, dependendo da categoria. 

A partir disso, o cavaleiro deve fazer o percurso duas vezes durante a prova, buscando o menor número de erros, afinal, a cada obstáculo derrubado, uma penalidade de tempo será acrescida na contagem final da dupla. 

Adestramento

No adestramento, também conhecido como dressage, as regras são fundamentais para garantir a precisão, a elegância e o controle do cavaleiro sobre o cavalo. 

As provas de dressage consistem em uma série de movimentos padronizados que devem ser executados em uma ordem específica. 

Esses movimentos incluem passos como o passo, o trote e o galope, bem como movimentos mais avançados.

Cada movimento é julgado por um painel de juízes com base em critérios como precisão, ritmo, equilíbrio, harmonia e fluidez. 

Os juízes atribuem notas de 0 a 10, considerando cada movimento, e a pontuação final é calculada com base na soma das notas individuais.

Concurso Completo de Equitação (ou CCE)

O CCE é uma espécie de triatlo equestre, reunindo provas de adestramento, salto e cross-country.

Cada fase é pontuada separadamente, e a pontuação final é a soma das pontuações de cada fase. O cavaleiro com a melhor pontuação total é o vencedor.

O tempo é um fator crucial em todas as fases e, em algumas competições, o cavaleiro deve completar o percurso dentro do tempo estipulado para evitar penalidades por excesso de tempo.

Já a segurança do cavaleiro e do cavalo é prioritária em todas as fases. Refugos e quedas podem resultar em penalidades, e os competidores devem seguir todas as regras de segurança estabelecidas pela organização da competição.

Independente do tipo de prova de hipismo que será executada, existe um conjunto de regras gerais, do que pode e do que não pode acontecer em uma competição, com fatores que podem tirar pontos ou mesmo excluir um competidor da prova. Confira! 

PodeNão pode
Desenvolver uma relação forte com o seu cavalMaltratar o cavalo de qualquer forma
Seguir as regras estabelecidas para cada competiçãoColocar em risco a segurança do cavalo ou do cavaleiro
Praticar treinamentos diários para melhorar suas habilidades e as do cavalo.Usar equipamento impróprio ou inadequado

Principais Competições de Hipismo

É claro que em um guia com tudo sobre hipismo, não poderíamos deixar de fora uma lista, mesmo breve, de principais competições da modalidade, o que inclui:

  • Jogos Olímpicos, que apresentam várias disciplinas de hipismo, incluindo salto, adestramento e CCE.
  • Jogos Equestres Mundiais (FEI World Equestrian Games): um evento que acontece a cada dois anos, e que também apresenta várias disciplinas de hipismo.
  • Campeonato Mundial de Salto (FEI Jumping World Cup)
  • Campeonato Mundial de Adestramento (FEI Dressage World Cup)

Leia também: Regras do hipismo paralímpico: respondemos TODAS as suas dúvidas sobre o esporte!

Hipismo nos Jogos Olímpicos 

Por falar em hipismo, suas regras e principais competições, é impossível não dedicar parte do nosso artigo aos Jogos Olímpicos. 

Ao compreender tudo sobre hipismo nas Olimpíadas precisamos começar conhecendo as três modalidades que participam dos Jogos: 

  • salto
  • adestramento
  • Concurso Completo de Equitação (CCE)

Em todas, homens e mulheres competem em igualdade de condições, pelas mesmas medalhas. Além disso, existem premiações para a competição individual e em grupo.  

Nas competições de saltos, é preciso que cavaleiro e cavalo saltem sobre obstáculos. Seu trajeto é cronometrado e algumas penalidades de tempo podem ser inseridas, caso cometam faltas, por exemplo, ao derrubar um obstáculo (ou parte dele).  

Já no adestramento, o cavalo sob o comando do cavaleiro executa uma série de movimentos artísticos ao som de uma música escolhida pelo treinador.

Essa apresentação é avaliada por juízes, a partir de uma série de critérios, entre eles, a fluidez dos movimentos.

Por último, o Concurso Completo de Equitação inclui as provas de salto e adestramento, bem como o cross-country.

Nele, é preciso percorrer um caminho longo e com obstáculos, a fim de apresentar a resistência e experiência dos atletas. 

Os esportes com cavalos apareceram pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em 1900, em Paris, com cinco provas na arena Place de Breteuil. 

Principais atletas brasileiros do Hipismo

Para encerrar este artigo com tudo sobre hipismo, vamos relembrar o nome dos nossos maiores atletas da modalidade? São eles: 

  • Rodrigo Pessoa: é o mais renomado cavaleiro brasileiros, campeão olímpico (2004) e três vezes campeão mundial de salto.
  • Álvaro de Miranda Neto (Doda): Outro cavaleiro de renome, ganhou duas medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos de 1996 e 2000 e foi campeão mundial de salto.
  • Yane Marques: é uma pentatleta brasileira, única medalhista olímpica da América Latina, que inclui prova de hipismo, por isso seu nome está marcado nesta lista de melhores atletas da competição. 

Agora, sim, você tem um guia completo com tudo sobre hipismo, o que facilitará sua conexão com este lindo esporte. 

Se ficar com alguma dúvida, deixe nos comentários!

Abra sua conta na Betano e ganhe até 1.000 reais em bônus.

Pagamentos via PIX, jogos ao vivo e super odds!

Clique aqui para abrir sua conta!