Tempo normal da partida foi bastante agitado e com empate por 3 a 3; Léo Jardim foi o herói a defender a última penalidade
Após emocionante empate por 3 a 3 no tempo normal, o Vasco superou o Fortaleza por 5 a 4 na disputa por pênaltis na noite desta terça-feira, em São Januário, e avançou às oitavas de final da Copa do Brasil. Nos 90 minutos, Vegetti (duas vezes) e Lucas Piton fizeram os gols vascaínos. Marinho, Lucero e Hécules anotaram para os tricolores.
O adversário do Vasco na próxima fase será definido em sorteio em data a ser divulgada pela CBF. Os confrontos das oitavas de final estão previstos para as semanas dos dias 31 de julho ou 7 de agosto.
🎉Ganhe até 150% de bônus de boas-vindas na nossa parceria com a Parimatch! 💰
Clique aqui para apostar ago
Primeiro tempo
O jogo começou muito agitado. O Fortaleza ignorou os torcedores vascaínos que lotaram São Januário e se impôs no primeiro tempo. O time visitante abriu o placar aos sete minutos. Maicon deu chutão em cima de Galdames. Lucero ficou com a sobra, rolou para Pochettino, que acionou Marinho na direita. O atacante chutou cruzado, a bola passou por debaixo de Léo Jardim e morreu no fundo da rede.
O Vasco não se abateu e quase empatou dois minutos depois. João Vitor deu passe para Adson, que invadiu a área e mandou chute para fora.
Aos 10, um lance polêmico. O VAR recomendou a revisão após a bola atingir o braço de Marinho dentro da área. Após checar oa jogada no monitor, o árbitro Wilton Pereira Sampaio decidiu dar o pênalti para o Vasco. Vegetti cobrou, a bola bateu nas duas traves, mas acabou entrando. Tudo igual.
Apesar de ter sofrido o empate, o Fortaleza seguiu mais organizado em campo e mais perto do segundo gol até o intervalo.
O Laion apostou na rápida troca de passes para envolver a marcação rival. Na melhor chance, aos 40, Lucero recebeu cruzamento de Felipe Jonathan e testou no travessão.
- Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.
Segundo tempo
O Fortaleza não mudou a estratégia na volta do intervalo e seguiu incomodando o adversário com rápidas trocas de passe.
Logo aos cinco, o Laion perdeu Marinho, com lesão. Yago Pikachu ocupou o seu lugar.
A alteração não tirou o apetite dos cearenses. Aos 10, em jogada envolvente, Lucero deu lindo drible em Maicon em arrancada pela esquerda, e acionou Pochettino. O argentino tabelou com Pikachu e deu a assistência para Lucero, livre de marcação, finalizar no ângulo de Léo Jardim. Golaço! Inicialmente, o assistente invalidou a jogada, porém, o VAR confirmou que o atacante estava em posição legal.
Precisando ao menos do empate para forçar a decisão por pênaltis, o técnico interino vascaíno Rafael Paiva trocou Galdames e João Victor, respectivamente, para as entradas de Mateus Carvalho e Puma Rodríguez. Os torcedores vaiaram as mudanças e entoaram gritos de “burro”.
O Fortaleza não tirou o pé do acelerador e quase chegou ao terceiro gol. Aos 19, Felipe Jonathan arriscou do meio da rua e Léo Jardim espalmou para escanteio.
No entanto, o Vasco obteve o empate após contragolpe logo em seguida. Adson foi lançado na direita e deixou com Payet. O francês percebeu a ultrapassagem de Pumita e acionou o uruguaio, que cruzou na medida para Vegetti, sem marcação, testar para o gol. A igualdade reanimou os torcedores vascaínos.
Dentro de campo, o Gigante da Colina cresceu e quase virou aos 26. Vegetti foi lançado por Pumita e teve o chute abafado por João Ricardo.
Percebendo a melhora do adversário, Vojvoda sacou logo em seguida Matheus Rossetto e Pochettinho e promoveu as entradas de Hércules e Machuca.
O Cruz-Maltino soube aproveitar a evolução e desempatou o jogo aos 31. Payet deu lindo passe para Lucas Piton finalizar entre as pernas de João Ricardo.
O Fortaleza buscou a reação com as entradas de Kervin Andrade e Moisés nos lugares de Titi e Breno Lopes. Aos 39, Hércules cruzou em cima de Maicon e Wilton Pereira Sampaio assinalou pênalti, considerando que o zagueiro ajeitou a bola com o braço. Mas o lance teve a revisão recomendada pelo VAR. O árbitro foi ao monitor e reconsiderou a decisão já que a bola primeiramente bateu na coxa do vascaíno.
O Laion não desistiu e arrancou o empate aos 43 com golaço de Hércules após bela jogada de Tinga.
Nos acréscimos, o Fortaleza quase virou o placar com Yago Pikachu, que finalizou cruzado para grande defesa de Léo Jardim.
O empate em 3 a 3 persistiu e a decisão do classificado acabou indo para a disputa por pênaltis.
Decisão por pênaltis
Os dois times iniciaram muito bem a disputa, covertendo as nove primeiras cobranças. Na quinta batida tricolor, Kervin Andrade chutou para defesa de Léo Jardim, que classificou o Vasco com vitória por 5 a 4. Os gols cruzmaltinos foram marcados por Payet, Sforza, Piton, Pumita e Vegetti.
Próximos jogos de Vasco e Fortaleza
O Vasco volta a campo somente no dia 2 de junho (domingo), às 16h, contra o Flamengo no Maracanã, em jogo da sétima rodada do Brasileirão. Já o Fortaleza enfrenta o Sport no próximo domingo, às 18h, na Arena Pernambuco, em jogo único da semifinal da Copa do Nordeste.
Leia mais:
Cabem no seu time? Al-Ittihad anuncia as saídas de Romarinho e Grohe
Copa do Brasil: 13 classificados às oitavas de final serão definidos nesta semana
Brasileirão Série A: veja os times que mais usaram atletas da base após 6 rodadas
Tudo sobre Superbet: o que é, como funciona o sistema e mais
Legenda da foto: David, do Vasco, tenta escapar da marcação de Marinho, do Fortaleza. (Leandro Amorim/Vasco)