seu melhor jogo

Mais da metade dos clubes do país avançaram ao mata-mata; Botafogo conseguiu classificação improvável

A penúltima rodada da fase de grupos da Copa Libertadores foi encerrada na noite desta quinta-feira (16). Mais dois clubes brasileiros (Fluminense e Botafogo) se garantiram nas oitavas de final e se juntaram a Atlético-MG, São Paulo e Palmeiras.

O Fluminense derrotou o Cerro Porteño por 2 a 1, no Maracanã, e vai seguir na luta pelo bicampeonato. O Tricolor Carioca, de quebra, confirmou a liderança do Grupo A.

Abra sua conta na Betano e ganhe até 1.000 reais em bônus. 

Pagamentos via PIX, jogos ao vivo e super odds! 
Clique aqui para abrir sua conta!

Momentos depois, o Botafogo derrotou o Universitário (1 a 0), no Monumental U, e também avançou ao mata-mata. O incrível é que o Glorioso perdeu as duas primeiras rodadas, assim ficando em situação crítica. No entanto, a equipe reagiu com três vitórias seguidas, suficientes para a confirmação nas oitavas de final.

Na última rodada, o Botafogo irá à Colômbia enfrentar o Junior Barranquilla em busca da liderança. O time colombiano tem o mesmo número de pontos, mas leva vantagem no saldo de gols, o primeiro critério de desempate. Os cariocas precisarão vencer por qualquer placar fora de casa para assumir a primeira colocação.

Na última quarta-feira (15), o Palmeiras bateu o Independiente del Valle, no Allianz Parque, obteve a classificação ao mata-mata e de quebra a liderança do Grupo F. O clube agora mira a liderança geral da fase de grupos.

O primeiro clube brasileiro a se garantir nas oitavas foi o Atlético-MG após vitória contra o Rosario (1 a 0), na Argentina, pela quarta rodada. O Galo jogará pelo empate contra o Caracas, na Arena MRV, para terminar na liderança.

Também com duas rodadas de antecedência, o São Paulo confirmou a sua vaga após derrotar de virada o Cobresal (3 a 1), no deserto chileno, e com o empate sem gols diante do Barcelona-EQU, dependerá de uma vitória simples contra o Talleres na última rodada, no Morumbis, para terminar na liderança do Grupo B.

O Flamengo jogará por uma vitória simples contra o já eliminado Millonarios-COL na última rodada, no Maracanã, para avançar ao mata-mata. O Rubro-Negro deve se classificar como segundo colocado do Grupo E, já que o líder Bolivar receberá o Palestino na altitude de La Paz. O clube boliviano joga pelo empate.

Vale lembrar que o Grêmio tem dois jogos a menos em relação aos rivais já que os compromissos das quarta e quinta rodada foram adiados em função das enchentes que castigam o Rio Grande do Sul. A Arena e o CT Luiz Carvalho estão debaixo d’água há mais de uma semana.

O Tricolor é lanterna do Grupo C, com três pontos ganhos, e fará os jogos atrasados contra Huachipato (fora) e Estudiantes (casa), nos dias 4 e 8 de junho. Mas antes disso, a equipe jogará contra o The Strongest no próximo dia 29 de maio, às 19h, provavelmente no Couto Pereira, pela última rodada.

Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

Veja os próximos jogos envolvendo os times brasileiros na Libertadores

Atlético-MG x Caracas – 28/05 – 19h – Arena MRV

Junior Barranquilla x Botafogo – 28/05 – 19h – Roberto Melendez Metropolitan Stadium

Flamengo x Millonarios – 28/05 – 21h – Maracanã

Grêmio x The Strongest – 29/05 – 19h – local indefinido

Fluminense x Alianza Lima – 29/05 – 21h30 – Maracanã

São Paulo x Talleres – 29/05 – 21h30 – Morumbis

Palmeiras x San Lorenzo – 30/05 – 19h – Allianz Parque

*Huachipato x Grêmio -04/06 – 21h – Estádio Cap (jogo adiado da quarta rodada)

*Grêmio x Estudiantes – 08/06 – 19h – local indefinido (jogo adiado da quinta rodada)

Leia mais:

São Paulo apenas empata contra o Barcelona-EQU no Morumbis pela Libertadores

Com golaço de Marcelo, Fluminense vence o Cerro Porteño e se garante nas oitavas da Libertadores

Atlético-MG perde os 100% na Libertadores com derrota para o Peñarol

CBF decide paralisar o Brasileirão Série A; saiba mais

Clubes do Brasileirão Série A se manifestam após mortes de Apolinho, Antero Greco e Silvio Luiz

Flamengo goleia o Bolívar e fica perto das oitavas da Libertadores

Legenda da foto: Jogadores do Botafogo comemoram classificação às oitavas da Libertadores. (Vitor Silva/Botafogo.)