O Vasco deve confirmar nos próximos dias a contratação do técnico português Álvaro Pacheco, atualmente no Vitória de Guimarães-POR, como substituto do argentino Ramón Diaz, demitido no fim de abril após goleada do Criciúma, pelo Brasileirão.
Caso o contrato seja assinado, Pacheco, 52 anos, terá a sua primeira experiência como treinador fora de Portugal. Ele faz parte da nova geração de treinadores portugueses e iniciou a carreira em 2018 treinando o Fafe, clube da quarta divisão, onde obteve 19 vitórias, oito empates e três derrotas em 30 jogos disputados.
Receba gratuitamente notícias, dicas e informações valiosas todos os dias de mais de 50 esportes. Clique aqui para participar.
Na temporada seguinte, Pacheco aceitou proposta para comandar o Vizela, da terceira divisão portuguesa e conseguiu o acesso à segunda Liga. No ano seguinte, levou o modesto time à elite.
Após deixar o Vizela, Álvaro Pacheco teve passagem muito curta pelo Estoril, onde obteve três vitórias em oito jogos.
Com a temporada 2023/2024, o treinador aceitou convite para comandar o Vitória de Guimarães, onde tem recebido elogios. Os Vimaranenses chegaram a brigar por vaga em competições europeias para a temporada 2024/2025 e atualmente ocupam a quinta posição da Liga Portuguesa.
🎉 Ganhe até R$ 750 em bônus na nossa parceria com a Dafabet! 💰
Até 15.000 extra no lucro das múltiplas*
Novos mercados para apostar
Aposte em múltiplas 5+ e tenha reembolso do seu dinheiro*
(*ler regulamento no site da Dafabet)Clique aqui para apostar agora!
Estilo de jogo de Álvaro Pacheco
Álvaro Pacheco privilegia o jogo ofensivo e adota um estilo “paizão” com os jogadores. Os seus treinamentos são marcados pela intensidade. Durante os jogos, ele costuma gritar bastante com os atletas.
“O estilo de jogo que adoto reflete a minha personalidade. Gosto de um futebol ambicioso e ofensivo, feito de pressão e agressividade. Gosto de fazer com que os jogadores se sintam confortáveis para que possam tomar liberdades”, disse Pacheco, em entrevista recente ao jornal italiano Gazzeta dello Sport.
Caso a contratação seja confirmada, Álvaro Pacheco será apenas o terceiro técnico português na história do Vasco. O primeiro foi Ernesto dos Santos, que comandou a equipe em 1946. Foram quatro vitórias, cinco empates e duas derrotas.
O segundo foi Ricardo Sá Pinto, que não deixou nenhuma saudade entre os torcedores em 2020. O treinador foi demitido após apenas 15 jogos, com três vitórias, seis empates e seis derrotas.
Leia Mais:
Jogos do Internacional: veja quando e onde serão as próximas partidas do Colorado
Copa Libertadores: veja onde assistir aos jogos dos times brasileiros na 5ª rodada
Tudo sobre a Liga Conferência da UEFA: a mais democrática das ligas europeia
Tudo sobre a Liga Europa UEFA: será mesmo o 2º escalão do futebol europeu?
Legenda da foto: Álvaro Pacheco durante entrevista coletiva no Vitória de Guimarães. (Divulgação/Vitória de Guimarães)