Os jogos da NBA acontecem com times selecionados para fazer parte da liga de basquete. E para jogar nessas equipes é preciso participar de uma seleção rigorosa chamada draft.
Esse evento, que é um dos mais aguardados pelos fãs de basquete em todo mundo, foi criado para recrutar novos talentos para os times, reforçando a importância da divulgação do basquete em todo mundo.
O draft da NBA conta com diversos critérios e regras para selecionar os melhores jogadores para os times. Nessa matéria, então, você vai saber tudo sobre o evento, o que é, como funciona, quais são as regras e muito mais!
Participe da nossa comunidade gratuita no Whatsapp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.
Draft da NBA
- O que é;
- Como funciona;
- Loteria do draft;
- Scouting;
- Combine;
- Processo de seleção.
Draft da NBA: o que é
Como já falamos acima, o draft da NBA é um evento que acontece anualmente para recrutar novos jogadores para os times que fazem parte da liga. O draft conta com diferentes critérios de elegibilidade, que consistem em idade mínima, escolaridade e mais.
O draft da NBA também conta com ordens de seleção, que ocorrem de acordo com o desempenho de cada um dos atletas participantes, além de um pré-recrutamento.
Esse processo acontece com ajuda de um recrutador que assiste a jogos universitários e outros torneios para tentar identificar futuros talentos. Agora, vamos descobrir como, de fato, funciona o draft da NBA.
Draft da NBA: como funciona
No draft da NBA, tudo começa com os critérios de elegibilidade para participar. Então, veja quais são as principais regras para poder disputar uma vaga:
- O jogador candidato precisa ter pelo menos 19 anos de idade no ano em que o draft for acontecer;
- Além disso, o jogador precisa ter saído do ensino médio há um ano. Então ele deve esperar pelo menos 12 meses após ter se formado do colégio;
- Ainda em relação à escolaridade, um jogador universitário com pelo menos quatro períodos cursados nos Estados Unidos tem direito a participar do draft automaticamente;
- Caso jogador candidato ao draft da NBA seja de fora dos Estados Unidos, ele deve ter pelo menos 22 anos de idade durante o ano em que o evento vai acontecer;
- O jogador de basquete internacional também precisa não ter assinado nenhum contrato profissional para jogar em uma liga que não seja dos Estados Unidos até um ano depois da formatura do ensino médio, pelo menos.
Draft da NBA: loteria
O draft da NBA também conta com a loteria do draft, um evento realizado pela própria liga para determinar como será feita a seleção das primeiras escolhas. Então, basicamente, a loteria vai revelar quais são os times que poderão escolher os jogadores participantes.
A loteria conta com a participação de 14 times que não se classificaram para os playoffs na temporada anterior, e cada um recebe uma determinada quantidade de números para participar dessa loteria. Isso é definido por meio do desempenho durante a temporada regular.
O sorteio é feito com bolinhas de pingue-pongue dentro de uma máquina de loteria, e elas são misturadas antes de serem sorteadas. Quanto mais baixo o desempenho do time, mais bolas ele recebe e mais chances tem de conseguir um bom resultado no sorteio do draft
Quando a loteria do draft mostra quais foram os times sorteados, o restante das equipes que não participaram são escolhidos com base nos seus desempenhos na temporada anteriores.
Então, novamente, a equipe com a pior temporada tem direito à primeira escolha no draft, assim seguindo a ordem do pior para o melhor.
Essa é só a primeira rodada da loteria do draft, e a segunda rodada acontece com o desempenho oposto da última temporada, dando mais chances para todas as equipes e reforçando a competitividade
Draft da NBA: scouting
O draft da NBA tem um processo chamado scouting, que consiste na observação de jogadores por olheiros e recrutadores, que vão a diversos tipos de jogos para procurar por novos atletas em potencial.
Nesses torneios, treinos ou jogos universitários, os recrutadores avaliam as habilidades técnicas de cada jogador, analisando seus arremessos dribles e formas de ataque e defesa, além de outras questões importantes como ética senso de liderança e inteligência.
Logo, os jogadores que mais chamam atenção são contratados para uma possível participação no draft da NBA, e se passarem podem jogar oficialmente nas competições ao serem escolhidos por um time.
Draft da NBA: combine
O draft do NBA também conta com um programa chamado draft combine, que reúne atletas para testes físicos e treinamentos específicos. Basicamente, os jogadores que foram selecionados para participar do draft passam por diversos testes e entrevistas com os representantes das equipes.
Os jogadores que vão participar do draft combine da NBA fazem testes de corrida, agilidade, salto, alcance do salto, força de arremesso e muito mais. Também são analisados questões psicológicas, avaliando a liderança, capacidade de trabalhar em equipe, inteligência emocional e outros fatores importantes.
Com isso, eles conseguem se vender para os times e seus treinadores, ganhando a chance de conseguir entrar para uma equipe e fazer parte da NBA. O draft combine também acontece anualmente e é um dos dos eventos mais esperados para quem gosta de basquete.
Draft da NBA: processo de seleção
Escolher quais jogadores irão entrar para NBA é uma tarefa que exige muita análise dos treinadores e executivos de cada time. Antes do draft em si, os times fazem avaliações intensas dos jogadores candidatos, o que acontece por meio do scouting e do combine.
Então, no dia do draft, os jogadores mostram suas habilidades e seus talentos, e os representantes de cada time se reúnem para fazer suas escolhas na ordem determinada por meio da loteria do draft.
Depois, o representante de cada time anuncia a sua escolha publicamente e os jogadores são apresentados formalmente para a mídia. Também é possível fazer negociações e trocas de jogadores no futuro, o que deve ser feito com bastante cautela para não atrapalhar as estratégias pré-determinadas de cada time.
Draft da NBA
- O que é;
- Como funciona;
- Loteria do draft;
- Scouting;
- Combine;
- Processo de seleção.
Por fim, o draft da NBA é um evento bastante importante para os os times, pois assim é possível definir os próximos jogadores que farão parte de seus times, trazendo um complemento para sua equipe atual e lançando novos jogadores de talento para o mundo do basquete.
Se você gostou de conhecer como funciona o draft da NBA, continue por aqui para conferir muito mais sobre o basquete e outros esportes. O seu comentário também é muito bem-vindo!