seu melhor jogo

A primeira coisa que você precisa saber sobre as regras do goalball é que estamos falando da única modalidade paralímpica que não é uma adaptação de um esporte praticado por pessoas sem deficiência. Desde o seu surgimento, o esporte foi projetado para para pessoas com deficiência visual.

Sua criação aconteceu após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de reintegrar à sociedade os ex-combatentes que haviam perdido a visão.

O esporte cresceu, tomou espaço no mundo, incluiu centenas de milhares de pessoas, passou a integrar a lista de esportes paralímpicos e hoje chama a atenção de pessoas com e sem deficiência.

Toda essa história aumenta a curiosidade sobre a modalidade e pensando nisso, criamos este superguia com tudo sobre goalball. Por isso, continue lendo, entenda o que é, como funciona, como jogar e conheça todas as regras da modalidade.

Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

O que é e como funciona o goalball?

Antes de nos aprofundarmos nas regras do goalball, vamos apresentar brevemente a modalidade.

O goalball é jogado em equipe, com três atletas de cada lado do campo. Todos usam vendas nos olhos para garantir a igualdade de condições, ou seja, garantir que ninguém está enxergando nada. 

Isso é necessário porque existem diferentes graus de cegueira. Enquanto alguns atletas não enxergam realmente nada, outros são capazes de identificar vultos.

Depois de vendados, os jogadores de uma mesma equipe são posicionados de um lado do campo, na frente do gol que funciona como alvo da bola.

A bola é feita de borracha e tem sinos (guizos) internos para produzir som enquanto se move pela quadra.

São esses sons que guiam os atletas vendados, permitindo que eles defendam seus gols e tentem marcar pontos.

Quer conferir como uma partida de goalball funciona? Então confira os melhores momentos da final do Parapan de 2023, da modalidade paralímpica. Spoiler: a seleção do Brasil foi campeão! 🥇

Como jogar o goalball?

O jogo começa com os jogadores posicionados atrás da linha da área. A bola é lançada no centro do campo e os atletas devem usar o tato e a audição para:

  • rastrear a bola;
  • defender seu gol;
  • impedir a marcação adversária;
  • marcar um gol.

Leia também: Regras do futebol de cegos: como o esporte se adapta à realidade dos jogadores?

Quais as regras do goalball?

Entendido como o jogo acontece de maneira geral, vamos às regras do goalball: 

  1. Podem participar atletas com diferentes graus de deficiência visual. 
  2. Todos os competidores são vendados, para garantir a igualdade entre as equipes.  
  3. A quadra deve ter 9 metros de largura por 18 metros de comprimento.
  4. O gol tem 9 metros de largura por 1,3 m de altura.
  5. O jogo acontece em dois tempos de 12 minutos.
  6. A equipe que marcar mais gols neste período é considerada vencedora.
  7. Existe um outro jeito da partida acabar: isso acontece se alguma das equipes abrir 10 pontos de diferença.
  8. Cada equipe coloca três jogadores em campo e fica com mais três no banco de reservas. É permitido um máximo de três substituições durante o jogo.
  9. Os jogadores são posicionados em frente ao gol, em áreas predeterminadas, limitando até onde eles podem avançar durante o jogo.
  10. Os jogadores devem permanecer em contato com o chão em todos os momentos.
  11. Existe uma linha de lançamento que demarca o local de onde os lançamentos podem ser feitos. O atleta não pode lançar a bola fora dessa demarcação.
  12. O árbitro lança a bola no centro da quadra para iniciar a partida.
  13. Outra das regras do goalball é o fato de que é obrigatório que a bola seja lançada abaixo da altura do joelho.
  14. Ela deve rolar pelo menos uma vez antes de cruzar a linha de lançamento do time adversário.
  15. Os jogadores têm 10 segundos para lançar após recuperar a bola.
  16. O ponto só é válido se a bola atravessar completamente a linha do gol adversária.
  17. Os jogadores podem ser penalizados se tocarem na venda durante o jogo.
  18.  Outro exemplo de comportamento que pode gerar uma penalidade é a obstrução de um arremesso adversário;
  19. É proibido o lançamento da bola acima da altura permitida.
  20. A cada penalidade, a equipe adversária tem o direito a realizar um tiro livre. Nesse caso, não há defesa no gol (funciona como um pênalti sem goleiro e “batido” com a mão).

Agora que você conhece as regras do goalball, vale destacar alguns detalhes, por exemplo, o fato de que os jogadores se revezam defendendo o gol enquanto tentam marcar gols no adversário.

Ou seja, todos os três executam as mesmas funções, sendo guiados pelo som emitido pela boa. 

Ah, neste sentido, é fundamental dizer que a torcida, assim como no futebol de cegos, precisa fazer absoluto silêncio durante as partidas e os barulhos só são permitidos nos momentos de interrupção do jogo, como as comemorações de gol. 

Em relação às técnicas e táticas de jogo, os atletas podem lançar a bola usando diferentes movimentos, conforme seus treinos e estratégias. 

Regras do goalball nas Paralimpíadas

O Goalball foi introduzido nos Jogos Paralímpicos pela primeira vez em 1976, nos Jogos Paralímpicos de Toronto, Canadá. 

Desde então, tornou-se uma das modalidades mais populares e emocionantes dos Jogos Paralímpicos.

Isso porque as partidas são intensas e emocionantes, com equipes de todo o mundo competindo pelo ouro paralímpico.

As competições de goalball nas Paralimpíadas são disputadas tanto no masculino quanto no feminino, e as equipes precisam vencer uma série de partidas de fase de grupos, seguidas por eliminatórias até a final, onde disputam a medalha de ouro.

Ou seja, o goalball promove a igualdade de oportunidades para atletas com deficiência visual, proporcionando uma plataforma para que eles mostrem suas habilidades atléticas e representem seus países em uma competição global de elite.

Agora sim, com todas as regras do goalball em mãos e uma compreensão mais aprofundada sobre a modalidade, você está preparado para assistir e torcer durante as competições. 

Se é uma pessoa com deficiência visual ou se  conhece alguém que possua melhorar a qualidade de vida com o goalball, talvez esse seja o momento de dar o primeiro passo, e conhecer o esporte na prática.

E se você é um apaixonado por esporte e quer ficar ligado no que acontece nas diversas modalidades, participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.