seu melhor jogo

Originária da Itália, a bocha tem uma longa história no esporte, se tornando famosa no mundo todo por ser acessível a pessoas de todas as idades. Entre as possibilidades do esporte, surgiu uma adaptação para atletas com deficiências. Para conhecer este formato, criamos um guia com tudo sobre bocha paralímpica

Afinal, a bocha paralímpica se tornou um dos esportes mais tradicionais das Paralimpíadas, estreado nos jogos em 1984, tanto no masculino como no feminino. Já a modalidade em duplas teve sua primeira participação em em Atlanta, em 1996.

Contudo, ainda em 1960, tivemos os primeiros registros do que foi considerado um precursor da Bocha Paralímpica. Na época, um jogo bastante semelhante era praticado por pessoas com paralisia cerebral e algumas deficiências físicas

Já a versão mais moderna do esporte começou a surgir em 1970, com a criação de regras padronizadas e a organização de competições para atletas com deficiências físicas graves. 

Em meio a este cenário, a inclusão da Bocha nos Jogos Paralímpicos de 1984, realizados em Nova Iorque e Stoke Mandeville, foi um marco significativo para o esporte, proporcionando uma projeção internacional para os atletas da modalidade. Mas, afinal, como funciona e quais as regras? Continue lendo e aprenda tudo sobre bocha paralímpica. 

Participe da nossa comunidade gratuita no Whatsapp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

Como funciona a bocha paralímpica?

A bocha paralímpica é uma variação da bocha convencional, em que os atletas precisam lançar bolas o mais próximo possível de um alvo, também conhecida como “bola branca” ou “jack”. É possível competir individualmente, em duplas ou mesmo por equipes. 

Além de jogar a bola o mais perto possível da bola-alvo, os atletas também precisam deslocar as bolas adversárias, que já foram lançadas, para o mais longe possível da bola branca.

Como jogar bocha?

O jogo começa com a bola-alvo sendo lançada para o campo de jogo. Após posicionada, os jogadores alternam entre lançar suas bolas na direção da bola-alvo, tentando se aproximar o máximo possível dela.

Como dissemos, o objetivo é colocar as bolas do seu time o mais próximas possível da bola-alvo. 

O jogador ou equipe que tiver a bola mais próxima da bola-alvo ganha pontos e o jogo continua até que todas as bolas tenham sido lançadas e os pontos sejam contabilizados.

Tudo sobre bocha paralímpica: conheça as regras!

A bocha paralímpica é praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas. Na modalidade, os atletas precisam lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca, a partir de um lugar demarcado para a realização dos lançamentos, feitos a partir das cadeiras de rodas. 

Os atletas com maior comprometimento motor podem usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio, bem como contar com ajudantes durante o lançamento.

Outras regras envolvem:

  • O jogo é disputado em uma quadra plana, com marcações específicas.
  • A bola-alvo pode ser movida a qualquer momento durante o jogo.
  • As equipes ou jogadores marcam pontos por cada bola que estiver mais próxima da bola-alvo do que as bolas do oponente.

Essas são regras gerais da bocha paralímpica, entretanto elas podem variar de acordo com as competições. 

Nos campeonatos internacionais da modalidade, por exemplo, a gestão das normas fica por conta da Boccia International Sports Federation (Bisfed). Já no Brasil, quem rege a bocha é a Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE)

Dimensões da quadra da bocha paralímpica

Seguindo o guia de tudo sobre bocha paralímpica, não podemos deixar de fora uma informação essencial: as dimensões da quadra.

Afinal, é por ela que a bola dos atletas irá “caminhar” até alcançar a bola branca. 

A quadra da bocha deve ser plana e feita de madeira, cimento ou outro material sintético.

Suas medidas são de 12,2 metros de comprimento, por 6 metros de largura, e a zona de lançamento é dividida em seis boxes, numerados de 1 a 6. É aqui que os jogadores permanecem. 

Dentro da área de jogo, há uma marcação de linha em “V” que serve para delimitar o limite mínimo da bola Jack.

Logo, para que o lançamento da bola branca seja considerado válido, ele precisa ultrapassar a marcação em “V”. 

Classes na bocha paralimpica

Um aspecto fundamental ao conhecer tudo sobre bocha paralímpica, é entender a sua divisão em classes. 

Mesmo que todos os atletas da bocha participem da competição sentados em cadeira de rodas, eles são divididos em quatro classes, de acordo com o grau da deficiência e da necessidade de auxílio

Atletas com maior grau de comprometimento podem usar uma calha para dar mais propulsão à bola.

Os tetraplégicos, por exemplo, usam uma faixa ou capacete na cabeça com uma agulha na ponta. 

Então, um calheiro, que trabalha como um assistente do atleta, posiciona a canaleta à frente do esportista, para que ele empurre a bola com a cabeça. 

Segundo o Comitê Paralímpico Brasileito, os paratletas da bocha são divididos em categorias:

  • BC1: opção de auxílio de ajudantes (podem estabilizar ou ajustar a cadeira do jogador e entregar a bola, quando pedido).
  • BC2: não podem receber assistência.
  • BC3 : deficiências muito severas. Usam instrumento auxiliar, podendo ser ajudados por outra pessoa.
  • BC4: outras deficiências severas, mas que não recebem assistência.

Agora sim, você está perto de conhecer tudo sobre bocha paralímpica, mas falta entender como essas classes são organizadas nos Jogos Paralímpicos, não é mesmo?

No campeonato as categorias são classificadas em:

  • Individual BC1
  • Individual BC2
  • Individual BC3
  • Individual BC4
  • Pares BC3: dois jogadores, somente pertencentes à classe BC3.
  • Pares BC4: dois jogadores, somente pertencentes à classe BC4:
  • Equipe: Jogadores pertencentes às classes BC1 e BC2.

Tudo sobre Bocha paralímpica do Brasil em 2024

Já nos Jogos de Tóquio, em 2021, nossos atletas conquistaram dois bronzes no individual, com José Carlos Chagas (classe BC1) e Maciel Santos (BC2).

Nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o Brasil encerrou com duas medalhas: 

  • ouro nos pares BC3, com Antonio Leme, Evelyn de Oliveira e Evani Soares, 
  • prata nos pares BC4, com Eliseu dos Santos, Dirceu Pinto e Marcelo dos Santos. 

Para 2024, as previsões são boas! A Seleção Brasileira de bocha, com 13 atletas, e as medalhas são esperadas!

Esperamos que este guia com tudo sobre bocha paralímpica tenha te inspirado a praticas ou assistir aos jogos!

E se você é fã de esportes participe da nossa comunidade gratuita no Whatsapp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.